trabalho
Com base no conteúdo referencial da unidade, podemos definir como inferência: a) processo de associação de informações em que o interlocutor coloca em prática durante e após a leitura de um texto. b) realização de comentários e análises pertinentes a uma obra pensando sempre em seu contexto de produção. c) interação entre os textos, por meio de um processo linguístico que relaciona somente as informações superficiais. d) produção de um texto completamente baseado em outro, porém sem expor comentários. e) a leitura de clássicos, independente da dificuldade lexical que o texto possui, procurando entender seu conteúdo.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Com base nos estudos vistos na unidade, podemos dizer que a intertextualidade auxilia a fazer uma leitura crítica, pois: a) possibilita que o leitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior compreensão do texto. b) propicia um entendimento sobre o autor de cada intertexto presente no texto lido, trazendo informações importantes sobre seu momento de produção. c) aproxima o leitor do autor, oferecendo ao segundo a oportunidade de obter mais conhecimentos sobre o leitor e seus interesses. d) impossibilita que o leitor busque informações externas para compreender o texto, evitando, assim, que interrompa sua leitura a todo momento. e) permite que o leitor reconheça todas as referências presentes no texto e possa também escrever, sempre que possível, uma resenha crítica.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Leia as afirmações.
As resenhas desempenham papel fundamental para qualquer estudante ou especialista. Elas podem ser úteis ao leitor
PORQUE
Ao misturar informações e opiniões acerca da obra, elas destacam pontos que permitem ao leitor decidir se o texto lhe interessa ou não.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade e a possível relação entre