anatomia
- A conexão entre o tronco encefálico e o cérebro origina uma região denominada área facilitatória bulborreticular recebendo aferências da periferia com conexão em sentido duplo com o cérebro.
- O processamento da memória ocorre por reverberação de sinais nervosos tálamo-cortical.
- Área inibitória reticular: responsável pela diminuição da atividade da área facilitatória bulborreticular via aumento da serotonina. Sistema Neurohormonal da Regulação Cerebral 1. Noradrenalina e Lócus ceruleus – aumento da atividade cerebral.
2. Substância negra e Dopamina.
3. Núcleos da Rafe e Serotonina.
4. Núcleos Gigantocelulares da área excitatória reticular e Acetilcolina.
Sistema Límbico
- Sistema responsável pelo controle emocional do comportamento.
- Correlaciona-se complexamente com o hipotálamo, com o núcleo accúmbens, com o complexo amigdalóide, tronco cerebral, tálamo, hipocampo, giro parahipocampal, giro do cíngulo (istmo), giro órbitofrontal, núcleos basais de Meynert, striatum, fórnix e córtex cerebral como um todo, com destaque para o lobo temporal.
- Comunicação entre o tronco cerebral e o sistema límbico: feixe prosencefálico medial (bidirecional) e fórnix (fascículo mamilo-talâmico – trato de Vicq d´Azir ).
- Hipotálamo: conecta-se com o tronco e com o sistema reticular ativador ascendente (SRAA). Há conexões entre o infundíbulo e a hipófise como também entre o diencéfalo e os hemisférios cerebrais.
- Funções vegetativas e endócrinas:
- Conexões do sistema límbico: responsável pelo comportamento emocional.
- Conexões viscerais: sistema nervoso simpático e parassimpático.
- Hipófise: núcleo supra-óptico (ADH), núcleo paraventricular (ocitocina e ADH), núcleo arqueado (fornece estímulos para a adenohipófise).
- Núcleos hipotalâmicos: regulação da diurese, da sede, temperatura e controle do apetite. Função de “Recompensa” e “Punição” do Sistema Límbico
- Emoção: trata-se de uma