Trabalho
PROFª ALEXANDRA CAVALCANTE
RESENHA: A natureza do trabalho pedagógico
EQUIPE: Carla Navratilova Gilmara de Medeiros Cruz Gilvaneide Mª da Cruz Mª Adenisse Pereira de Matos Mª Heloísa Lopes de Moura Veneranda Andrade Souza
A natureza do trabalho pedagógico deve considerar, o próprio conceito de trabalho humano em geral. Partindo deste princípio, e considerando a substancial diferença do homem atual ao de cem anos atrás. O trabalho permite à humanidade diferentes direcionamentos, balizados em objetivos alcançados, novas descobertas e valores. No processo de trabalho o homem relaciona-se com a natureza e os outros homens. Em busca de novos conhecimentos, o que o diferencia de animais que permanecem no mesmo estágio de vida desde os primórdios. O trabalho é considerando como característica essencialmente humana, e o trabalho pedagógico escolar decorre no mesmo sentido, que é uma atividade adequada a um fim e/ou objetivo.
Entende-se que o homem empresta ao trabalho uma característica necessariamente social. Estão envolvidos elementos da natureza e do próprio homem. Os primeiros referem-se ao objeto de trabalho e aos instrumentos de trabalho de trabalho.O objeto de trabalho é a própria matéria sobre a qual se dá o trabalho humano. Os instrumentos de trabalho são os elementos utilizados pelo homem para transformar o objeto de trabalho. Além dos meios de produção, o processo de trabalho exige a presença de energia do próprio homem denominada força de trabalho.
Quando transportamos esses conceitos para o trabalho pedagógico, algumas novas especificações precisam ser feitas. É preciso ter presente que se trata de um trabalho não-material. Seu produto não é um objeto tangível, mas um “serviço”.
A natureza do processo pedagógico enquanto trabalho humano exige a consideração de um conceito mais abrangente de produto de tal processo. É a aula, enquanto