Phellipe
1.2 Conceito
A tomada de decisão é parte essencial no universo da administração. Cotidianamente são tomadas diversas decisões e pelos administradores, a qualidade dessas decisões influencia diretamente o desempenho da organização. As decisões podem assumir uma importância estratégica para a organização, o que não é nada fácil, visto que o futuro dos negócios não pode ser previsto com certeza.
Em administração pode-se observar dois aspectos presentes na tomada de decisão. O primeiro refere-se à dificuldade em prever o futuro, quando uma decisão é tomada em administração, é em um ambiente de incerteza, e a avaliação da eficácia da decisão só pode ser efetuada após sua implementação. O segundo é a dificuldade de reverter uma decisão errada e esta é mais visível, pois possui maiores impactos na vida da empresa.
De forma simplista, uma decisão pode ser descrita, como uma escolha entre duas alternativas/possibilidades com a finalidade de sanar um problema ou aproveitar uma oportunidade, porém a tomada de decisão não é um processo fácil, pois associada a cada alternativa de decisão está a incerteza de suas consequências e impactos.Com o decorrer dos tempos, o homem busca ferramentas que o ajude a diminuir essa incerteza do futuro, que vai desde a interpretação dos astros à sofisticados modelos de inteligência artificial.
Apesar de haver esta dificuldade de mensurar os impactos de decisões estratégicas devido a dificuldade em prever o futuro, nem todas as decisões tomadas em administração são complexas, a maioria delas se refere a amenidades do dia-a-dia e são rotineiras. Essas pequenas decisões que permitem à organização resolver os problemas, aproveitar as oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.
1.3 O ambiente da tomada de decisão
Para que uma decisão seja tomada, o administrador deve avaliar as alternativas, o que, muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suas consequências na organização. Em todas as