II. PONTOS ROCHOSOS DO LITORAL PARANAENSE

2695 palavras 11 páginas
II. PONTOS ROCHOSOS DO LITORAL PARANAENSE
A ação constante das vagas sobre as costas rochosas tem um efeito mecânico considerável, efeito esse que muito bem podemos observar no litoral paranaense, onde, além de causar a destruição das rochas, abrindo falésias, cliffs e grutas de vagas nos paredões rochosos, produz o aplainamento das superfícies rochosas com a formação de terraços ou planos de abrasão. Os cliffssão abertos por uma gradual erosão e apresentam um nível de base onde se inicia o ataque e onde se produz o aplainamento (LAHEE, 1941).
Se a região sofre um levantamento ou ocorre um abaixamento do nível no mar, a superfície em aplainamento (terraço) é abandonada abrindo-se novo cliff mais abaixo com a formação de novo terraço e assim sucessivamente. Os terraços representariam períodos de estacionamento do movimento relativo do continente e oceano. Estas formas escalonadas, que se observam no litoral do Brasil Meridional são conseqüentes dos movimentos epirogênicos, considerados por certos autores como movimentos isostáticos e por outros como movimentos eustáticos.

(fig. 29 e 30).Em excursão realizada a Itanhaen no litoral paulista com o prof. Dr. K. E. Caster e os assistentes do Departamento de Geologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Drs. J. C. Mendes e R. O. de Freitas, verificamos a presença de terraços no litoral situados a 7 m e a cerca de 30 m sobre o nível do mar.
Os afloramentos do complexo cristalino, constituídos de gnaises, gnais-granitos e granitos, são cortados por diques de diabásio de direção NW-SE (N 320º E magn.), (fig. 31). Característica é na zona litorânea, a presença de morros com a forma de pão de açúcar. Segundo FREYBERG (1930), os cones rochosos limitados por faces planas, quase que verticais (pães de açúcar), são originados pela decomposição e se aprofunda rapidamente. Tal fenômeno se produz, principalmente, em região de clima tropical, onde a decomposição das massas graníticas não

Relacionados

  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas
  • Ciencia Tecnologia E Inova O Desafios Para A Sociedade Brasileira
    115327 palavras | 462 páginas