trabalho
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 4
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1 MATERIAIS 5
3.2 METODOLOGIA 5
4 RESULTADO E DISCUSSÃO 7
4.1 RESULTADO 7
4.2 DISCUSSÃO 7
5 CONCLUSÃO 8
6 ANEXOS 9
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Neste experimento foi utilizada a titulação utilizando o método ácido-base.
Titulação ácido-base.
É um processo onde se faz reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o ph da solução (titulante-titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
As reações de neutralização são importantes em um procedimento de laboratório, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. As funções do ácido e da base podem ser invertidas.
Uma solução de ácido é comumente transferida para uma pipeta e assim, seu volume é conhecido. A solução da base é usualmente transferida para um tubo de medição chamado bureta, e a adição dessa solução são interrompidas no ponto em que o número de mols de íons H+ do ácido é igual ao número de mols de íons de OH- da base, que foram misturados. A isto denominamos ponto de equivalência geralmente observado por uma mudança de cor de um composto, chamado indicador, uma pequena quantidade que foi adicionada previamente na mistura reagente. No ponto de equivalência, razão do número de mols de ácidos no inicio para mols da base que foi adicionada é igual a razão estequiométrica. A bureta permite medir o volume da base adicionado, e esse volume juntamente com a concentração da solução da base e o volume da solução do ácido, permite calcular a concentração da solução de ácido.
Como mencionado anteriormente,