Trabalho
Professora: Roberta Ladislau
21 de outubro de 2014
21 de outubro de 2014
Sumário
1. Introdução 2. Características gerais 3. Relação com a Psicologia
4. Referencias bibliográficas
Introdução
Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que inicialmente é caracteriza pela perda de memória recente, com avanço da doença a pessoa passa a ter dificuldades no aprendizado, atenção, orientação, raciocínio, compreensão e até na linguagem. É uma doença que atinge na maioria das vezes pessoas idosa a partir dos 65 anos de idade. É causada pela morte de células cerebrais.
Características gerais
É a patologia neurodegenerativa mais frequente associada à idade que causa demência, que ocorre através da morte das células cerebrais. A doença atinge aproximadamente 10% dos indivíduos com idade superior a 65 anos e 40% acima de 80 anos são afetados pela doença.
Tem como sintoma inicial: Perda progressiva da memória recente pode até se lembrar de fatos que ocorreram há anos, mais se esquece do que acabou de fazer. A pessoa afetada por Alzheimer tem deficiências de linguagem e nas funções vísuo-espaciais, distúrbios comportamentais: Agressividade, depressão e alucinações.
Ainda não descobriram a cura para a doença de Alzheimer, por esse motivo o tratamento indicado é controlar os sintomas que a pessoa já tem para que eles não venham ter um progresso. É recomendado o estímulo do cérebro como: jogos que estimulem a memória (palavras-cruzadas, xadrez damas e jogo da memória), aprender a tocar um instrumento, ler e o mais importante a socialização. Não existe nenhum medicamento e nem vacina que traga a cura o impeça o progresso da doença, porém antipsicóticos podem ser recomendados para o controle do comportamento agressivo e depressão.
Relação com a Psicologia
Um sintoma muito comum em pacientes com Alzheimer é a depressão. Não são todos os pacientes que