trabalho
A usina de belo monte está sendo construída no Rio Xingu, no Pará. Essa usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas (20.300 MW) e da brasileira e paraguaia Itaipu (14.000 MW), e será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira. A construção toma 100 quilômetros do Rio Xingu que terá suas águas desviadas para os canais de derivação da usina e serão justamente os reservatórios que ela precisa para funcionar perfeitamente. Para que isso aconteça, será necessário inundar uma área que abrange parte dos municípios de Vitória do Xingu, Altamira e Brasil Novo.
Vantagens
Energia barata: esse é o ponto mais vantajoso na construção da usina de Belo Monte. Ela terá energia suficiente para abastecer mais de 26 milhões de brasileiros com uma energia completamente limpa.
Desenvolvimento Social e Econômico:
Todas as cidades que se localizam próximas à usina de Belo Monte terão um enriquecimento considerável se levarmos em conta o que aconteceu em outras construções como a hidrelétrica da Amazônia, que entrou em funcionamento em 1984;
A expectativa é de que mais de 40 mil empregos sejam gerados na região; produção de mais de 11.000 MW de energia elétrica é essencial do ponto de vista de engenharia elétrica para evitar futuros apagões e garantir o crescimento econômico;
Os índios da região vão ter uma fonte de energia mais barata e mais ecológica.
Desvantagens
Impacto ambiental:
A criação do enorme lago da usina de Belo Monte vai inundar várias cachoeiras e trechos onde os peixes se reproduzem, obrigando estes animais a procurar outros lugares afastados.
Para a construção do canal (por onde a agua chegará), serão removidos 100 milhões de metros cúbicos de floresta, que encheriam 40 mil piscinas olímpicas. Esse canal terá 130 m de espessura e 20 km de extensão.
A criação do enorme lago da usina de Belo Monte vai inundar várias cachoeiras e trechos onde os peixes se reproduzem,