Trabalho
# Como as atividades humanas contribuem para inundações e danos resultantes?
As pesquisas apontam que a presença na atmosfera de gases-estufa antropogênicos, ou seja, originados pela ação humana, aumenta significativamente a probabilidade de tempestades, caracterizadas por mais de 100 milímetros de água por metro quadrado em um dia.
Ao contribuírem para o aumento da temperatura da atmosfera, esses gases levam a um acúmulo maior de vapor d´água, que se transforma em chuva.
Um dos estudos, liderado pelo meteorologista Francis Zwiers, do Centro Canadense para Modelos e Análises Climáticas, contabilizou os índices máximos de precipitação do hemisfério Norte de 1951 a 1999 e concluiu que o aumento dos gases-estufa contribuiu para a intensificação das chuvas fortes em aproximadamente dois terços das áreas analisadas.
# Crescimento descontrolado dos assentamentos em áreas inseguras expõe as comunidades a risco. Como?
O crescimento e a expansão urbana trazem, em seu próprio processo constitutivo, riscos e perigos que se expressam pela falta de ajuste e aderência da produção do espaço urbano aos sistemas naturais. Esta situação se agrava quando o próprio sítio é naturalmente frágil, como é o caso das áreas costeiras do litoral norte de São Paulo. Esta região viveu uma de suas décadas de maior crescimento urbano e econômico, no contexto de grandes transformações ligadas à exploração de gás e petróleo, expansão do porto de São Sebastião, mudanças na atividade turística e consolidação da urbanização, especialmente em Caraguatatuba, sede e polo irradiador da maior parte das transformações.
# Como os riscos são identificados e expressos? - Relatórios, banco de dados, mapas, GIS, etc?
Consiste em identificar ameaças (susceptíveis de ocorrer), determinar a sua probabilidade de ocorrência, estimar o impacto que a ameaça poderá causar às comunidades em risco, determinando as medidas que podem reduzir o risco e tomar medidas para reduzir a ameaça. A gestão de