trabalho
Em 367 a.C, quandocompletou 18 anos, foi para Atenas onde ingressou na academia platônica. Lá foi aluno do filósofo grego Platão e seu discípulo. Porém, ao contrário do seu mestre que se interessava pelas ciênciasmatemáticas, ele se interessava pelas ciências naturais e pela humanidade, coletando e classificando dados empíricos, preferindo o tratado que o diálogo, visando clareza, ordem e objetividade. Abandonando ojogo dos opostos e o diálogo, Aristóteles descobre a análise para captar a realidade de modo unitário, contra o dualismo do seu mestre. A partir da introdução de um método próprio por meio depremissas silogísticas, incluía a lógica.
Em 343 a.C, Aristóteles recebeu o convite do rei Filipe da Macedônia, tornando-se professor do jovem e futuro rei Alexandre Magno. Lá permaneceu até o advento daexpedição asiática,quando retorna à Atenas em 335, fundando o Liceu, também denominada de Peripatética pela exposição das lições em palestras.
Com o falecimento de Alexandre, em 323 a.C., o grandeimpério começou a se dissolver e Atenas entrou num movimento de independência, passando Aristóteles a ser malvisto naquela localidade, sendo acusado de ateísmo. Por causa disso retirou-se para Eubéia ondefaleceu aos 62 anos de idade.
Encontra-se que Aristóteles desenvolveu uma vida voltada aos estudos, à cultura e à pesquisa dedicada à investigação científica, tendo uma vida literária intensa evasta, escrevendo sobre todas as ciências com inteligência firme e profunda, raciocínio vigoroso, penetração aguda e poder de síntese admirável, além da faculdade de invenção e criação oriundas de umaerudição universal e histórica acerca dos conhecimentos científicos. Em seus estudos e escritos ele fez exploração profunda no mundo do pensamento e em todas as direções, desenvolvendo prodigiosa...