trabalho
Na identificação do problema o discente busca, na sua cidade de origem, uma atividade que gere impacto negativo ao meio ambiente, demonstrando neste primeiro momento, a percepção ambiental no espaço. Em uma primeira avaliação destes resultados observa-se uma percepção acentuada da poluição hídrica causada pelo despejo de esgotos nos rios. Essa prática e a disposição do lixo urbano nos chamados “lixões” são os dois problemas ambientais mais observados e reflete toda uma discussão que vem sendo realizada, por órgãos públicos e sociedade, sobre a escassez e degradação de recursos naturais da região.
Os métodos mais utilizados pelos alunos na avaliação do impacto gerado pelo problema constaram de:
a) entrevistas: elaboradas e realizadas pelos próprios alunos, junto a moradores da região e órgãos públicos municipais (Secretaria do Meio Ambiente, Departamento de Água e Esgoto e outros).
b) levantamento fotográfico: realizado nos locais onde se identificaram os problemas ambientais, como pontos de lançamento de resíduos e esgotos nos rios, lixões, portos de extração de areia e assoreamento de rios.
c) levantamentos sensoriais e visuais: impressões relatadas sobre odor, cor e turbidez da água, presença e tipo de lixo, aspecto da vegetação e fauna da área e formação de gases em lixões.
d) coleta de amostras de solo, água e efluentes industriais: a partir destas coletas vivenciam questões metodológicas e procedimentos de coletas, como local de amostragem, armazenamento da amostra, significado dos parâmetros determinados de qualidade ambiental (coliformes fecais e totais, metais pesados, oxigênio dissolvido, temperatura etc.) e seus limites nos corpos d´água e meio ambiente, impostos pela legislação ambiental.
Os resultados são analisados de forma quantitativa, quando realizadas coletas de amostras, e qualitativa, quando a pesquisa é baseada em informações de entrevistas, levantamentos fotográficos ou sensoriais sem uma repetição que possa