trabalho
Autores: Marcus Vinicius Pereira, Pedro Henrique dos santos Sant”anna Tiago Barbosa de Azevedo silva, Yitzhak Venâncio de oliveira.
Objetivo da experiência:
Manipular uma fonte de tensão variável; realizar medidas de tensão, corrente e resistência com um multímetro digital; montar circuitos elétricos simples.
Parte experimental e discussão:
Vamos realizar as medidas da resistência utilizando um multímetro, Gire a chave seletora de modo a escolher a faixa destina a medida de resistências elétricas com a configuração ohmímetro para realizar a medição de resistências elétricas.
Material: 1 fonte de tensão variável,1 multímetro digital,2 cabos de jacaré um preto e o outro vermelho,1 pilha de 1,5 V; 1 resistor de 100 ohms e 1 de 220 ohms; placa para montagem de circuitos.
I - Efetuando medidas de tensão elétrica:
Resistor de 100 ohms. Vamos colocar os cabos do multímetro na resistência, jacaré vermelho em uma das pontas e o jacaré preto em outra, em seguida vamos gira a chave seletora em escala para a faixa destinada a medição de resistência, para obter um melhor resultado e só gira a chave seletora de modo que os resultados sejam com o maior de números significativo.
Na escala 200 ohm obteve-se 98.8
Resistor de 220 ohms. Na escala 2k obtivemos 1.196
I.I Pilha 1.5 V: vamos conectar os jacarés do multímetro em ambas pontas da pilha em seguida, gira chave seletora para a escala destinada a medidas de tensões elétricas continuas.
Pilha 1.5V: Na escala 2 v obtivemos 1.148 v
Medidas de tensão em fontes
Vamos liga a fonte em tensão variável de 03.0 V Conecte as garras jacaré dos cabos do voltímetro aos bornes de saída de tensão da fonte, depois vamos gira a chave seletora para medidas de tensões continuas.
Fonte conectada ao multímetro na escala 20 V Obtivemos 3.38 V
Efetuando medidas de correntes elétricas: Para medir correntes elétrico e necessário configura o multímetro como amperímetro, depois vamos conectar o