trabalho
Introdução – Significado do estudo da História do Pensamento Economico (HPE)
O pensamento Economico na Antiguidade
A contribuição dos Gregos e da Idade Media A Escola Mercantilista
Principais autores mercantilistas: Malynes, Misselden, Serra,t. Mun)
Os fundadores da Economia Política: Petty, Law, Hume, Cantillon, t. Hobbes e j. Locke
1. Introdução Significado do estudo da História do Pensamento Economico
O estudo da História do Pensamento Económico (HPE) é o campo de conhecimento do economista permanentemente posto em causa em virtude de termos como sua relevância e necessidade. Sua pesquisa e saliência, são aceite pela maioria da profissão na medida em que sirva como relato da trajectória predeterminada, da ciência ao estado actual, tidos como conhecimento correto e verdadeiro. Concomitantemente, o estudo da metodologia da economia costuma ter valor reduzido para a maior parte da profissão. Os argumentos contra tal área do conhecimento do economista variam entre a simples irrelevância e intrusão que marcariam o comportamento de seus praticantes diante do trabalho dos verdadeiros praticantes da ciência económica. Esta ideia de que o papel que a metodologia de investigação económica atribui a si, é o de ditar regras de boa ciência e delimitar o que é científico ou não na disciplina.
O PENSAMENTO ECONOMICO NA ANTIGUIDADE
No apogeu das civilizações grega e romana, e em certos períodos da idade média, noções e conceitos econômicos foram propostos e discutidos.
Então é difícil precisar uma data que teria marcado o nascimento da ECONOMIA onomia como ciência.No entanto, a organização desse saber como corpo teórico sistemático de idéias somente se tornou perceptível em torno do ano de 1700 e no século que se iniciara.
W. Petty, R. Cantillon e os fisiocratas deram um tratamento analítico mais consistente e avançado a questões de política econômica que, por vezes, apareciam nas reflexões de autores