trabalho
Trabalho 1115 - 1/3
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM INSUFICIÊNCIA RENAL
CRÔNICA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA DE URGÊNCIA
SILVA, R. B.¹
NÓBREGA, L. P.²
ROCHA, G. M. N.³
OLIVEIRA, M. A. L. 4
INTRODUÇÃO: A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda brusca ou gradativa, de forma irreversível da função renal, na qual a capacidade do corpo em manter o equilíbrio metabólico e hidroeletrolítico tornam-se falhos.
Assim, seus portadores são submetidos a tratamentos de substituição da função renal para a manutenção da vida. Estes tratamentos são feitos através da diálise peritoneal, hemodiálise ou transplante renal.As alterações na função renal são mais susceptíveis em pessoas idosas. Isso ocorre devido o uso frequente de muitas medicações e da incidência de doenças sistêmicas, como aterosclerose, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes e câncer em idades mais avançadas, predispondo os idosos a doença renal associada a esses distúrbios. Assim o paciente passa a enfrentar a realidade de que precisa de uma assistência constante e permanente em um serviço de saúde, onde além dos cuidados de uma equipe multiprofissional, precisará do auxílio de uma máquina.As unidades de urgência e emergência tornam-se a principal porta de entrada para a população quando estas se vêem em momentos de dor e angustia, assim este local torna-se o melhor para a obtenção de diagnóstico e tratamento para os problemas de saúde. Porém, existem alguns casos que ficam inviáveis para se dar o suporte necessário, devido a falta de alguns recursos na unidade.Diante deste contexto, é imprescindível a atuação do enfermeiro, que participa de todos os processos como cuidador, buscando de todas as formas melhorar o estado do paciente por uma ótica multidimensional.
OBJETIVO:Mostrar o papel da enfermagem na assistência ao idoso portador de insuficiência renal crônica em uma unidade de terapia de urgência sem o apoio para realização da hemodiálise.