trabalho
O tecnólogo em Fabricação Mecânica está habilitado a projetar, dirigir e supervisionar sistemas de operações mecânicas, voltados a processos de fabricação. Domina o funcionamento, as características e a manutenção de máquinas operatrizes, máquinas ferramentas, ferramentas e dispositivos em geral, podendo administrar todo um processo de produção mecânica. Tem domínio também dos processos de produção com base na automação mecânica. Tem conhecimento dos controles administrativos da produção podendo atuar na área de organização e no gerenciamento de sistemas de produção. Sabe como utilizar os materiais de construção mecânica. Tem domínio sobre projeto de máquinas, ferramentas e dispositivos de produção. Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa tecnológica, bem como realizar vistoria, avaliação e elaboração de laudo técnico em seu campo profissional.
A importância da utilização de bielas de maior distancia entre centros está nos efeitos que o comprimento causa no funcionamento e desempenho do motor.
Bielas são partes fundamentais do funcionamento de mecanismos que transformam movimento retilíneo em movimento circular. Pensando como projetistas de motores ou preparadores, é sempre preferível utilizar um conjunto formado por pistão, pino, biela e virabrequim com a mínima massa possível, pois este conjunto terá a menor inércia mássica, fundamental para obter potência. Há uma série de razões que podemos citar para que a biela seja prolongada. Uma delas, a mais sensível e importante, é que quanto maior for a biela, menor será o raio de atuação do centro de gravidade da massa do conjunto e consequentemente, menores serão as forças que agirão contra. Para melhor detalhar essas forças, chamadas de forças de segunda ordem, utilizaremos a equação a seguir:
Onde:- F= Resultante de forças devido a somatória de massas alternativas;- ��= Rotação do motor em radianos por segundo;- r= raio da manivela (Metade do curso);- l= Comprimento da biela;- θ= Ângulo