trabalho
1ª Geração - Nacionalista ou indianista - Os principais autores dessa geração foram: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
2ª Geração - Mal do século ou ultrarromântico: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
3ª Geração – Condoreira Poesia social e libertária: Castro Alves.
Com a urbanização do Rio de Janeiro surge uma nova sociedade consumidora constituída pela aristocracia rural, profissionais liberais e jovens estudantes. Nesse cenário aparecem os romances de costumes que narram o cotidiano dos habitantes do Rio de Janeiro, os quais parecem apreciar essa literatura, que descreve seus hábitos e a sua realidade.
Autores e principais produções literárias
Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha
Manuel Antônio de Almeida – Memórias de um Sargento de Milícias
José de Alencar – Para fins didáticos, as obras de Alencar podem ser classificadas em:
Romances Urbanos ou de costumes: Cinco Minutos – A viuvinha – Sonhos d'ouro – Encarnação – Lucíola – Diva – Senhora.
Romances histórico: As minas de prata – A guerra dos Mascates.
Romances Regionais: O Sertanejo - O gaúcho. Romances Rurais: Ti – O troco do ipê.
Romances Indianistas: O guarani – Iracema – Ubirajara.
Principais escritores do Romantismo no Brasil Gonçalves Dias - foi um importante poeta brasileiro do século XIX Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama, Seus Olhos Álvares de Azevedo - escritor da Segunda Geração Romântica Principais obras: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna. Castro Alves - importante poeta brasileiro da geração condoreira Principais obras: Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro Joaquim Manuel de Macedo Principais obras: A Moreninha, O Moço Loiro, O Rio do Quarto, A luneta mágica. José de Alencar - considerado o principal escritor do