trabalho
O que são:
As células dendríticas são células de defesa do organismo que ajudam na identificação de agentes agressores como vírus e bactérias, por exemplo, sendo muito importante no combate à doenças. Elas são produzidas pela medula óssea e encontram-se no sangue, na pele e em vários outros órgãos do corpo humano.
Função das células dendríticas
A função das células dendríticas é capturar o agente agressor, o antígeno, e levá-lo ao linfócito T através da linfa.
NEUTRÓFILOS, contra bactérias: São uma das principais defesas do corpo, matam bactérias por fagocitose. Estas células podem fagocitar de cinco a 20 bactérias durante suas vidas. Além dos neutrófilos completos, também há neutrófilos imaturos vistos no sangue. Quando uma infecção causada por bactérias acontece, os exames detectam um aumento dos neutrófilos maduros e imaturos Função: realizam fagocitose, portanto, são chamados de fagócitos.
EOSINÓFILOS, alergia e parasitas: São células de defesa que matam parasitas e desempenham um papel nas reações alérgicas. quando uma pessoa está com alguma parasitose, seu valor aparece aumentado nos exames de sangue
Função: defesa contra parasitas (helmintos ou “vermes”) e participam de reações alérgicas.
BASÓFILOS, misterioso: Estas células não são muito compreendidas, ao que parece, trabalham nas reações alérgicas liberando histamina, que faz os vasos sangüíneos vazarem e atrai os leucócitos, e heparina, que impede o coágulo da área infectada para o leucócito poder chegar até a bactéria. Foto: Reprodução/wikidoc são granulócitos relacionados às respostas inflamatórias e alérgicas.
Célula envolvida nas reações de hipersensibilidade imediata, acredita-se que também participam de processos alérgicos; produzem histamina eheparina. Não são considerados os precursores dos mastócitos pois eles têm origens diferentes. Os basófilos são ativados pela presença de estímulos como as anafilotoxinas (complementos C3a, C4a e C5a) e os complexos