trabalho
Universidade Federal de Alfenas . Unifal-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714 – Alfenas/MG – CEP 37130-000
Fone: (35) 3299-1000 . Fax: (35) 3299-1063
Capitalismo monopolista: de Baran e Sweezy ao debate brasileiro
Relatório Final apresentado à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, por exigência do término da Bolsa de Iniciação Científica, referente ao período de março de 2011 a fevereiro de 2012
Bolsista: Caio Rennó José
Curso: Ciência e Economia Período: 5º
Orientador: Thiago Fontelas Rosado Gambi
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Alfenas, março de 2012
Capitalismo monopolista: de Baran e Sweezy ao debate brasileiro
Caio Rennó José, Thiago F. R. Gambi
ICSA - Universidade Federal de Alfenas – Varginha/MG
Objetivos
O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de Capitalismo Monopolista apresentado por Baran e Sweezy (1974) e sua influência sobre o pensamento econômico brasileiro. Inicialmente, captamos as concepções de autores de linhagem neomarxista e heterodoxo-burguesa, e os elementos que as caracterizam. Num segundo momento, analisamos a influência dessa obra sobre autores selecionados que constituem o pensamento econômico brasileiro.
Métodos/Procedimentos
Para a execução do presente trabalho, tivemos como referência principal a obra Capitalismo Monopolista, de Baran e Sweezy (1974). A análise da influência do conceito de capitalismo monopolista sobre outros autores abarcou as obras de Braverman (1987) e Galbraith (2008). Para a análise da influência de Baran e Sweezy no pensamento econômico brasileiro, utilizamos como referência as obras clássicas de Mantega (1984) e Bielschowsky (2004). A partir delas, recortamos os autores que tiveram suas obras analisadas, a fim de verificar a referida influência.
Resultados
Percebemos que o conceito de capitalismo monopolista varia pontualmente entre os autores de diferentes