trabalho
Data de inscrição: 29/03/2013
MensagemAssunto: A violência social no Brasil Seg Abr 01, 2013 11:49 pm
--------------------------------------------------------------------------------
A violência urbana é um dos problemas sociais mais sérios e complexos. Vive-se com medo, tentando proteger-se de tudo e todos. Estamos sujeitos a assaltos, agressões físicas, assassinatos, sequestros e vários tipos de violência. Investimentos pessoais em equipamentos de segurança são insuficientes para barrar o crescimento da criminalidade, pois a violência não é algo pontual, tem várias causas e necessita de uma mobilização dos órgãos estatais e da sociedade.
Alguns fatores são determinantes, tais como: a desigualdade social que põe grande parcela da população à margem dos direitos básicos; a corrupção generalizada como crimes do colarinho branco, desvio do dinheiro público, negociatas, propinas e nepotismo; a falta de políticas públicas (investimentos na educação, saúde, segurança, saneamento, previdência social); tráfico de drogas; impunidade.
A violência tornou-se de certa forma uma epidemia que afeta todas as pessoas, atinge vítimas de todas as faixas etárias e classes sociais. Ela também atinge o cidadão de diversas formas tanto fisicamente, mentalmente quanto financeiramente. O resultado anual de homicídios no Brasil supera o número de vítimas de muitas guerras. Esse tipo de violência tem forte presença em países que demonstram um mau funcionamento nos principais controles da nação (políticos, sociais e jurídicos).
Crimes banais, passionais e ações do crime organizado deixam categorias sociais mais desprotegidas muito vulneráreis como pobres, idosos, crianças e mulheres. Além disto, o descaso do Poder Público, a negligência quanto à reforma do setor da justiça e a crise no sistema prisional agravam ainda mais a situação.
A solução para tudo isso demanda tempo e disposição de todo país, portanto, tem caráter urgente. O caos será