Trabalho
DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA
ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS
CEL PM EDUARDO ASSUMPÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO E ADMINISTRAÇÃO
SEÇÃO DE ESPECIALIZAÇÃO MOTORISTA POLICIAL E AUTOESCOLA
CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES
CFC-494
AUTORIZAÇÃO PARA CONDUZIR
VIATURA POLICIAL MILITAR
SAT
MECÂNICA DE VEÍCULOS PESADOS
APRESENTAÇÃO:
TRANSPORTE DE GRANDES QUANTIDADES:
Os veículos de grande porte são, reconhecidamente, criados para otimização de logística. Sua grande capacidade de transporte visa a deslocar grandes quantidades de pessoas e bens em curtos espaços de tempo.
Parece uma situação ilógica, porém, basta pensar no seguinte fato:
Em um automóvel cabem confortavelmente 4 pessoas. Um ônibus tem capacidade para transportar até 48 pessoas também de forma confortável.
Para o transporte dessas 48 pessoas até determinado local (uma cidade do interior, por exemplo) gastar-se-á menos fazendo através de um ônibus do que em 12 automóveis.
Combustível, pedágio, poluição, entre outros, são as despesas mais básicas que poderíamos citar.
O fato é que os veículos de grande porte, por sua característica técnica e capacidade elevada de transporte, apresentam certa lentidão de mobilidade e necessitam, portanto, de uma mecânica diferenciada e um combustível adequado para cada motor.
Alguns (poucos) utilizam o combustível convencional (gasolina ou etanol), outros utilizam combustível alternativo (GNV), porém, o DIESEL é o principal comburente para esses tipos de veículos.
Além do custo (o DIESEL é consideravelmente mais barato do que os demais combustíveis) essa substância, por ser mais densa, não apresenta uma facilidade de queima quanto aos demais, o que proporciona uma resistência maior do motor para suportar a carga de pressão do acelerador que é muito maior e constante.
Com isso, a mecânica desse tipo de veículo é considerada especial e peculiar.
Os principais aspectos serão descrito nesse trabalho.