trabalho
HUMANOS
AULA 11
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Prof. Dr. Osmar Ponchirolli
SUSTENTABILIDADE
A construção histórica do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável está vinculada com o incremento da preocupação da manutenção e existência de recursos naturais e um ambiente propício para continuidade das gerações futuras, rediscutindo o ritmo e a forma como o sistema capitalista propunha o desenvolvimento das sociedades.
Apesar de distinções conceituais já existentes até a década de 1970 entre crescimento e desenvolvimento, as políticas e ações econômicas se orientavam pelo uso intensivo de recursos em privilégio ao objetivo de aumentar a produção, o consumo e a riqueza.
A sustentação deste tripé econômico era o grande desafio para o
“desenvolvimento” da sociedade. Este desafio não se alterou, mas tornou-se muito mais complexo. Além daquela ótica estruturalmente fundamentada na base da oferta a resposta para a questão “como se produz” era respondida pelas alternativas tecnológicas existentes.
A preocupação, contudo, ressaltada pelos ambientalistas desde de 1970, sobre as consequências dessa visão à própria manutenção do sistema econômica tornou necessária a rediscussão do conceito de desenvolvimento. Furtado (1989,
p. 45) salienta que o conceito de desenvolvimento não pode ser apenas econômico, mas deve abordar uma visão multidisciplinar. Bell e Morse (2003) incrementam que este foco multidisciplinar envolve economia, cultura, estruturas sociais, uso dos recursos, dentre outros fatores.
Rua Caetano Marchesini, 952 ● Portão ● Curitiba/PR ● Tel. (41) 3521 2727
1
Os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são utilizados como sinônimos em muitas situações, porém são diferentes. Pode-se relacionar o desenvolvimento sustentável com a questão de desenvolvimento, de fazer melhor e sustentabilidade com a manutenção, primariamente, do ambiente. O