trabalho
I. Leitura da obra Vigiar e Punir e apresentação de fichamento de leitura manuscrito. FOUCAULT, Michel: “Vigiar e Punir” (Nascimento da Prisão), 23ª edição, Petrópolis (RJ), Editora Vozes. Data: primeira semana de setembro
II. Tema: mito da neutralidade do juiz nas decisões judiciais.
Data: primeira semana de outubro
Será que a orientação social e política do magistrado influi na forma como ele concebe o direito e, consequentemente, no conteúdo da sua decisão judicial?
Mostrar no trabalho pelo menos uma decisão judicial que reforce a posição do grupo diante da questão. Apontar que concepção de direito ou que escola sociológica influenciou o magistrado.
Regras:
Trabalho manuscrito .
O trabalho deve ser produto de ampla pesquisa. Não será aceita uma mera dissertação concisa de, p. ex., uma página sobre o assunto.
O aluno deve abordar o conteúdo dos capítulos dos livros abaixo. Além disso, deve tratar da diferença entre imparcialidade do juiz e neutralidade.
É obrigatório o uso dos capítulos das obras abaixo citadas, sem prejuízo de outras fontes, isto é, o aluno pode e deve pesquisar outras obras, por exemplo, Panploma filho, Rodolfo. O mito da neutralidade do juiz como elemento de seu papel social. O Trabalho, Curitiba, n.16, p. 368-375, 1998
Bibliografia:
SABADELL, Ana Lúcia. Manual de sociologia jurídica.Lição 1: escolas jurídicas (inteira). Tratar de todas as escolas.Lição 2: abordagem sociológica do sistema jurídico (inteira).
SOUTO, Cláudio e FALCÃO, Joaquim. Sociologia e direito. Parte VI: a ciência empírica na prática forense brasileira (inteira).
OBS: a capa dos dois trabalhos pode ser digitada e deve conter o nome do aluno, período: diurno/noturno e RA.
Na última folha deve conter a bibliografia e as fontes de pesquisa.