Trabalho
Temos em mãos o texto “Sobre a produção do conhecimento” da professora Dirce Eleonora, doutora em filosofia e professora na UERJ, especialista em questões ético-políticas,estéticas e epistemológicas. Trata-se de um excelente texto que tem como foco a explicação do surgimento do conhecimento, e a relação entre os homens para tal surgimento.
A autora foi feliz em suas afirmações, fez observações pertinentes, como fato do conhecimento ser resultado da interação social dos homens entre si, e da relação do homem com a natureza. Logo, o ato de conhecer não é uma interação passiva, mas a intervenção subjetiva do sujeito social no objeto. Alem disso, no texto, apresenta o conceito de consciência como sendo o atributo do ser consciente, que no nível das ideias significa um conjunto logicamente estruturado de conceitos que tem por finalidade dar conta da totalidade do real. Grande mérito da autora ao ter exposto o modo no qual se da a produção do conhecimento,o modo empírico,que percebe o mundo de apenas uma maneira,influenciado sensivelmente pelo exterior,e o modo do idealismo,no qual percebe um sentido real do conhecimento.O texto se torna de difícil compreensão por causa de sua linguagem rebuscada,e do excelente uso de citações e pensamentos de Karl Marx.Uma importante observação é feita,ao considerar que a relação de conhecimento é um processo,por não ser uma atividade estática.
Dirce obteve êxito, ao explicar com maestria o verdadeiro objetivo do conhecimento, fazendo uma relação entre o concreto e o concreto pensado, e ao finalizar seu texto, completando uma conhecida frase de todos, ao dizer que o homem não se difere dos outros animais apenas por sua capacidade de raciocinar, mas por conseguir variar em cima dessa racionalidade.
06 de Fevereiro de 2013
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA