trabalho
Palavras Chave: Evidências, reações químicas, equações químicas
Resumo
As reações químicas são reações em que as moléculas iniciais (reagentes) são quebradas, e seus átomos se reagrupam para formar as novas moléculas (produtos da reação). As reações químicas realizadas no laboratório da UNIFACS tiveram como objetivo utilizar evidências experimentais para concluir a ocorrência de uma reação química, classificá-las como sendo por variação de temperatura, mudança de cor, liberação de gás e/ou formação de corpo de precipitado. Posteriormente, a representação dos experimentos realizados através de equações químicas, finalizando o processo de compreensão sobre o assunto.
Introdução
O estudo das reações químicas são de suma importância para a compreensão da realidade que nos cerca. É por intermédio dele que podemos aprofundar nossos conhecimentos e solucionar diversas questões. Para isso, experimentos são realizados com o objetivo de identificar e evidenciar os tipos de reações químicas.
Sabe-se que o processo pelo qual espécies químicas transformam-se em outras diferentes é que se chama de reação química. As espécies originais são chamadas reagentes e as que resultam após a reação são os produtos. Numa reação de síntese, partimos de mais de um reagente e obtemos um único produto. Na reação de decomposição, obtemos mais de um produto a partir de um único reagente. Nas reações de simples troca ou deslocamento, uma substância simples reage com uma substância composta, deslocando desta última uma nova substância simples. Nas reações de dupla troca, dois reagentes permutam seus íons ou radicais entre si, dando origem a dois novos compostos. Nas reações de oxi-redução ocorre a troca de elétrons entre as espécies reagentes. As espécies que cedem elétrons são redutoras, e as que recebem elétrons são oxidantes.
Em muitas reações químicas há desprendimento de calor e são