PRÉ – PROJETO TCC: Sociedade pós-moderna: Mídia e Identidade Cultural
A problemática da identidade cultural1 e da comunicação global2 tem movido discussões na sociedade contemporânea. Os avanços do pós-modernismo3 e o advento tecnológico causam ruptura de paradigmas que re-caracteriza a sociedade e o indivíduo. A globalização da mídia4 têm forte influência na aceleração desse processo que culmina da descaracterização cultural do indivíduo.
“A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada "crise de identidade" é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social” (Stuart Hall, 2003 p. 07).
Tendo em vista essa tendência pragmática a midiatização da cultura e da informação, a mídia volta-se cada vez mais para acontecimentos em âmbito global, deixando de lado as proposições regionalistas. Essa descentralização da informação local para global faz com se perca parte da identidade local do indivíduo.
“No paradigma informacional, a tecnologia da informação é uma tecnologia revolucionária [...] O desenvolvimento e a difusão abrangente da tecnologia da informação é a principal fonte de transmissão e aceleração do progresso técnico, e está modificando, para melhor ou para pior nosso estilo de vida, como aconteceu com progressos tecnológicos anteriores.” (SIQUEIRA, p1, 2003).
1.2 Definição do Problema
A identidade cultural, ou seja, valores, ideais e uma infinidade de itens impregnados nas mais variadas sociedades do mundo, move os sentimentos e apresenta o reflexo da convivência humana. Por isso o surgimento de diversos movimentos em busca do resgate cultural. Em