Trabalho
1 PERGUNTAS 3
2 respostas 4
1 PERGUNTAS
01. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
02. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
03. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
04. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
05. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
2 respostas
01. Para os mercantilistas a riqueza consistia no acúmulo de metais preciosos, já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
02. Adam Smith, suas principais ideias eram o conceito da mão invisível onde a livre atuação do mercado, sem interferência do governo levaria a um equilíbrio na provisão dos serviços, o conceito de valor trabalho e a defesa da divisão do trabalho para aumento da produção.
03. O autor da teoria comparativa é David Ricardo que diz que o comercio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.
04. Para o pensamento keynesiano um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia determinada pela demanda agregada ou efetiva, ao contrario da lei de Say ( a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
05. Monetaristas: associados a Universidade de Chicago e têm como economista de maior destaque Milton Friedman, privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do estado.
Fiscalistas: têm expoentes como James Tobin da Universidade de Yale e Paul Anthony Samuelson de Harvard e