trabalho
a.
Os índios são considerados patrimônio histórico da humanidade;
b.
As terras indígenas só podem ser comercializadas entre as esferas públicas: municipal, estadual e federal;
c.
O Estado (Governo Federal) detém o direito sobre a propriedade desses territórios;
d.
As escolas indígenas deverão ser construídas especificamente nestas terras públicas;
e.
Não existem conflitos por terra, uma vez que a União reconhece o direito do índio à propriedade, sendo responsável por sua administração.
0,3 pontos
Pergunta 4
(Concurso Público - IFAL - Docente Copema, 2010) Dentre as iniciativas, no âmbito do poder público para as ações afirmativas de inclusão social, insere-se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre essas Diretrizes, o princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade deve conduzir:
I- Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
II- À crítica pelos coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, das representações dos negros e de outras minorias nos textos, materiais didáticos, bem como providências para corrigi-las.
III- Ao esclarecimento a respeito de equívocos quanto a uma identidade humana universal.
IV- À desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.
Estão corretas as afirmações:
a.
I e