trabalho
Os aspectos mais relevantes, durante uma descrição detalhada, devem ser privilegiados pelo autor. Em grande parte, o sucesso dessa atividade depende da escolha adequada das palavras. É preciso corrigir, apagar e tornar a escrever, para se chegar a um modelo ideal. A partir disso e com a prática, as palavras exatas para o que você quer expressar fluirão normalmente.
As duas maneiras conhecidas para se elaborar uma descrição são: no começo, partir de uma visão panorâmica e, no decorrer do texto, aproximar-se dos detalhes; como também, começar nos detalhes e, no decorrer do texto, ir ampliando a perspectiva, até chegar a uma visão geral.
Ela pode se dividir em dois tipos: objetiva e subjetiva. Na primeira, as qualificações são feitas de maneira mais superficial. Exemplo: Era uma mulher de 40 anos, grisalha e magra. Morava naquela cidade há 5 anos. Na segunda, ela se apega aos valores mais profundos e sentimentais do que está sendo descrito. Exemplo: Era uma mulher bonita, meiga e sensível.
Narração
Caracterizada pelo relato de acontecimentos e fatos vistos, lidos, ouvidos ou imaginados, dados em um determinado local ou momento. Ela situa as coisas no tempo, contando uma história. As principais palavras encontradas e que acabam predominando em uma narrativa, são os verbos que expressam ação, além dos pronomes pessoais.
Em uma narração podem ser identificados tanto o discurso direto, como o indireto. Como identificá-los?
Ao indicarmos o interlocutor, caracterizando sua fala por meio de elocuções como “dizer”, “exclamar”, “perguntar”, “responder” e outros, estamos usando o discurso direto. É apropriado