trabalho
O I Festival Nacional de Cultura realizado em 1989 permitiu que a Cultura e as Artes Angolanas conhecessem um grande impulso, constituindo o início do inventário do património cultural material e imaterial, processo entretanto perturbado por toda a situação de guerra que o país viveu e que provocou alterações importantes que é preciso recensear, conhecer, avaliar e considerar.
A segunda edição do Festival Nacional de Cultura (Fenacult) realiza-se este ano entre 30 de Agosto e 20 de Setembro em todo o país, com espaços privilegiados para a exibição mais a¬brangente de todas as manifestações artísticas e culturais, em simultâneo, anunciou ontem em Luanda a organização.
O II FENACULT inclui o projecto “Comboios Culturais” que transportam, desta feita, dança, música, teatro e exposições de artes plásticas (a Alma Angolana) que irão passar pelas estações do percurso Luanda-Dondo, Namibe-Kuando Kubango, Luanda-Malanje e Benguela-Luau. Os artistas actuarão a bordo das carruagens erguendo, desse modo, uma ponte viva e circulante entre a Arte e o público das mais remotas paragens desta imensa Angola. E lá onde o comboio não chega, hão de chegar as colunas de autocarros e candongueiros culturais, que o táxi azul e branco também é um servente da Cultura Nacional.
Com esta e outras iniciativas, o país vai vivenciar um dos momentos mais marcantes da sua história cultural. De 30 de Agosto a 20 de Setembro, o II Festival Nacional da Cultura – FENACULT 2014 – será uma jornada de reflexão, intercâmbio e convívio entre os homens e mulheres que se dedicam aos mais diversos aspectos da cultura e das artes.
O FENACULT 2014retomará as conclusões e recomendações do III Simpósio sobre Cultura Nacional e será um acontecimento de afirmação da necessidade da defesa e promoção dos valores culturais e da dignidade das nossas manifestações artísticas.
Objectivos
São objectivos do FENACULT 2014:
- Avaliar os resultados da aplicação de políticas para a Cultura e da