Biologia
Resp.: O ovo é do tipo telolécito de segmentação meroblástica apenas na cicatrícula. A cicatrícula é composta pelo núcleo de Pander conectado à látebra pelo pescoço da látebra. O vitelo constitui toda a porção identificável como gema e o albúmen em torno constitui a clara. As porções mais densas de albúmen em pólos opostos constituem a chalaza. Há as membranas da casca externa e interna.
2- Explique as 4 teorias de formação do hipoblasto em aves.
Resp.; As teorias de formação do hipoblasto em aves mais aceitas são as teorias de delaminação (Ollacher,1868) e teoria da invaginação (Goethe et al, 1874)). Também há as teorias de Nowack(1902) e da múltipla invaginação (Morbach, 1936). Delaminação: as camadas de células da blastoderme se delaminam (lâminas que se separam) em epiblasto e hipoblasto. Invaginação: ocorre um enrolamento marginal da blastoderme, e deste enrolamento origina-se o hipoblasto separado do epiblasto. Nowack: hipoblasto e endoderme são originários de um paredão germinativo na parede posterior da blástula. Múltipla invaginação: dobras irregulares do epiblasto já formado originam hipoblasto e endoderme.
3- De onde se origina o âmnio em aves?
Resp.: Durante a gastrulação ocorre a flexura céfalo-caudal e ao ocorrer esta flexura na região do pró-âmnion forma-se a dobra amniótica interna. A partir da dobra amniótica interna surgirá o âmnion delimitando a cavidade amniótica.
4- Qual a origem do mesoderma extra-embrionário em mamíferos? (do citotrofoblasto)
Resp.; A partir do citotrofoblasto multiplicam-se as células constituintes do saco vitelino primário e mesoderma extra-embrionário envolto pelo sinciotrofoblasto.
5- Explique a formação do saco vitelino secundário a partir da cavidade blastocística.
Resp.:Por volta do 12º dia de idade do blastocisto humano as células endodérmicas formam o saco vitelino secundário ao revestirem internamente a membrana de Heuser.
6- Explique a formação do mesoderma