Trabalho
- Mas afinal, o que é uma BARBADA?
- Para alguns, pode ser descrito como a concretização de uma convicção; para outros, BARBADA é um animal que apresenta performance que o coloca, pelo menos, 1 segundo à frente dos adversários. No entanto, vale lembrar que uma má largada ou um percurso desfavorável (ou infeliz) muitas vezes tem o poder de destruir a BARBADA.
- Existem várias maneiras de se chegar a uma barbada.
- Como assim?
- Pode ser por mero palpite ou graças a uma brilhante intuição (daquelas que o apostador "cisma" com um determinado animal, mesmo sem que haja qualquer indício de chance).
- Na maioria das vezes, por exemplo, BARBADA é a indicação segura do retrospecto. Diz-se que “o animal está com o páreo na boca ou muito maduro”.
- A BARBADA pode, também, ser fruto de detalhes que para muitos são fundamentais, tais como: enturmação, distância, pista de preferência (de grama ou de areia, leve, macia, úmida, pesada ou encharcada), posição no partidor, filiação, jóquei, treinador, proprietário, criador e muitas outras variáveis.
- Há quem prefira perguntar e os caçadores de BARBADAS fazem tudo para descobri-las. E, para eles, vale tudo: espionar, segredar, ou, como nos tempos de escola, colar. Cada um tem seu jeito.
- Há os que preferem perguntar aos jóqueis, treinadores, redeadores, proprietários, criadores, cronistas, cavalariços, veterinários, supervisores, porteiros, atendentes e até aos caminhoneiros que transportam os animais. Mudam os personagens, mas a pergunta é sempre a mesma: QUAL É A BARBADA?
- Todo turfista tem um BARBADEIRO de fé, uma pessoa a quem credita os louros da vitória ou que lhe dá mil razões que justifiquem a derrota. O BARBADEIRO tem seguidores fiéis, os CUPINCHAS, que estão sempre dispostos a queimar algum, na esperança de que as informações