trabalho
Reginaldo C. Corrêa de Moraes: Liberalismo e Neoliberalismo – Uma Introdução Comparativa | fírgoa
Reginaldo C. Corrêa de Moraes: Liberalismo e Neoliberalismo –
Uma Introdução Comparativa
Enviado por admin1 o Mér, 24/03/2004 - 17:39
Reginaldo C. Corrêa de Moraes: Liberalismo e Neoliberalismo
– Uma Introdução Comparativa
A expressão "neoliberalismo" reúne duas coisas diferentes. Uma apela à novidade (o prefixo neo). Outra sugere a retomada de tradição mais antiga, o liberalismo clássico, dos séculos XVIII e XIX.
O neoliberalismo de nossos dias pode efetivamente ser encarado desse modo. É um movimento de idéias que guarda paralelos com seu antecessor – e procura realçar tais paralelos, até mesmo como uma forma de legitimar-se através da antigüidade das idéias. E é também um novo movimento, frente a novos tempos e respondendo a novas questões – e também apela, quando conveniente, a este lado "inovador e contemporâneo", ainda uma vez como estratégia de legitimação. Esse confronto pode ser útil à compreensão desse fenômeno. Por isso iniciaremos descrevendo algumas dessas semelhanças e diferenças. Para entender melhor o que há de novo no neoliberalismo.
A primeira parte desta exposição, portanto, tratará de indicar as idéias mestras do liberalismo clássico, bem como os inimigos contra os quais se volta (a política mercantilista e as corporações). A segunda parte, simetricamente, examinará as idéias centrais do neoliberalismo – e os adversários que visa atingir (Estado keynesiano, sindicatos e welfare state, nos países desenvolvidos – e estado desenvolvimentista e "democracia populista", nos países subdesenvolvidos). E, finalmente, trataremos de indicar alguns dos rumos que, a nosso ver, precisam ser trilhados pela crítica (prática e teórica) dessa ideologia.
I – O LIBERALISMO CLÁSSICO
Como se sabe, pedra fundamental do liberalismo costuma ser identificada com Adam Smith, mais especialmente com a publicação de A Riqueza das Nações, em