trabalho
Curso: Administração – Turma: 4º NA
Disciplina: Matemática Financeira
Profª Rita de Cássia
Trabalho: ATPS
Alunos:
Anacleto de França Neto - RA 176704
Edson Bispo – RA 176154
Fabiana Monteiro jardim – RA 179100
Henrique Uehara – RA 179034
Michelle Venâncio Ribeiro - RA 179083
Patrícia Brito da Silva – RA 176434
Rafael Martins – RA 178482
Roberta Cristina da Silva – RA 179059
São Caetano do Sul – Outubro/2011
1
Etapa Nº 1
Passo 1
a) – “fundamentos da matemática financeira”; A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros.
Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
b)Item 2.3 – “noções de juros simples (lineares)”; Quando a taxa de juros incide no decorrer do tempo, sempre sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples (Juros simples). sobre o capital inicial. Na prática,esse sistema é usado especialmente em certos pagamentos cujo atraso é de apenas alguns dias.
C)Item 2.4 – “noções de juros compostos (exponenciais)”. Quando a taxa de juros incide sobre o capital atualizado com os juros do período (montante), dizemos que temos um sistema de capitalização composta (Juros compostos).
Nesse regime, após cada período, os juros são incorporados ao capital inicial, passando a render sobre o novo total. Dessa forma, os cálculos são efetuados como juros sobre juros.
A