trabalho
Em 8 de janeiro de 1889, o doutor Herman Hollerith patenteou uma máquina elétrica para processamento de dados, equipamento que serviu como um artifício para realizar o censo nos Estados Unidos. Utilizando cartões perfurados com informações coletadas entre os entrevistados, a máquina de Hollerith criava tabulações automaticamente através dos impulsos elétricos que atuavam em cada perfuração. O cartão perfurado foi o primeiro passo da memória não-volátil na informática e precedeu as fitas magnéticas, outra forma de memória não-volátil mais eficiente, pois gravava informações magneticamente. Ambas formas de memória apesar de ainda serem usadas, foram dominantemente esmagadas pelo Hd na informática.
HD´s (Hard Disk) são dispositivos de armazenamento não-volátil, que ao contrario do armazenamento de memória volátil, guardam arquivos mesmo depois de uma reinicialização.
Os HD´s são separados em padrões referentes á velocidade, como IDE, SATA entre outros e serão abordados no desenvolvimento do tema, Mostram o quão grande foi a evolução no desempenho e a diminuição das exorbitantes proporções físicas que possuíam no começo de sua historia.
De monstros que ocupavam uma sala inteira e custavam pequenas fortunas aos diminutos modelos atuais que custam algumas poucas centenas de reais, a evolução dos HDs e a história de uma indústria que continuamente entrega mais por menos. Em apenas 30 anos, o custo do armazenamento de um gigabyte de dados despencou de US$ 100.000 para apenas alguns centavos. Permita-nos apresentar maravilhosa e fascinante história dos discos rígidos.
Desenvolvimento
Historia
O HD não é recente na historia da informática, é um advento bem antigo e é exemplo da rápida evolução que a informática sempre apresenta.
A história do HD nasce com o IBM 305 RAMAC, fabricado em 1956. O 305 RAMAC era gigante comparado aos HD´s atuais e armazenava incríveis,