trabalho
• Ao contrário dos regimes republicanos ocidentais, o sistema iraniano é constituído por assembleias com característica laica e religiosa que dividem as tarefas governamentais. Com isso o Irã combina tendências de governo políticas de características teocrática e republicana.
• Os eleitores iraniano são todos aqueles que são nascidos no país e possuem idade mínima de quinze anos, mulheres também podem votar e cidadãos que estão fora do Irã podem participar da escolha do representante político. Através do voto os iranianos determinam a formação do Parlamento que é composto por 290 vagas. O parlamento tem função de aprovar leis e em certos casos determinar a extinção do mandato presidencial.
• Através do voto do eleitorado, o sistema iraniano também determina a escolha do presidente da nação, que fica durante quatro anos no poder, ele indica os ocupantes dos cargos ministeriais e interfere nos planos de desenvolvimento econômico do país.
• Pelos poderes determinados pelo voto os iranianos decidem quem serão os representantes da Assembleia dos Peritos. Os oitenta e seis membros dessa câmara determinam a escolha de um Guia Supremo.
• o Guia Supremo é considerado o chefe de estado do Irã, ele possui a importante tarefa de formar o “Conselho de Guardiões da Constituição”, atuar como árbitro entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, comandar as forças armadas e pode ainda demitir o Presidente. O cargo de Guia supremo é ocupado por Aiatolá Ali Khamenei.
• O Conselho dos Guardiões é um órgão do sistema político Iraniano, ele tem a função principal de garantir que as leis aprovadas pelo parlamento estejam de acordo com a Constituição e com as leis islâmica. O Conselho dos Guardiões é também responsável pela aprovação dos candidatos para as eleições.
• Conselho de Discernimento do Interesse Superior do Regime é um órgão de arbitramento entre os parlamentos e o