Trabalho
Rodrigo Godoi Gomes1
Sérgio dos Santos Reis 2
RESUMO
O objetivo geral deste artigo científico é demonstrar as principais características e algumas críticas em relação às mudanças que a Lei 11.638/2007 trouxe para as empresas, destacando as micro e pequenas. E falando sobre as mudanças que ocorreram após a lei, relata também sobre os impactos das mudanças da Lei, e também fala a respeito dos objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas. Além do que foi dito o presente artigo científico busca um entendimento e um esclarecimento a respeito das mudanças contábeis ocorridas ás micros e pequenas empresas, bem como, identificar opiniões favoráveis e contrárias a essas mudanças ocorridas mediante a lei 11638/07 que alterou e introduziu novos dispositivos à lei 6404/76, cujo principal objetivo é a alteração das regras contábeis.
Palavras-chave: Micro. Lei. Empresas.
1 INTRODUÇÃO
As micros e pequenas empresas são um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira, quer pela sua enorme capacidade geradora de empregos representando 29% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando 14 milhões de empregos, e constituindo 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes.
A utilização da Contabilidade como um instrumento de auxílio às micro e pequenas empresas, visa melhorar seus procedimentos econômicos interno e assim poder contribuir na continuidade das atividades econômicas destas entidades.
Neste artigo científico iremos analisar algumas aplicações contábeis nas micros e pequenas empresas mediante a lei 11.638/2007.
2 MUDANÇAS NAS LEIS
Os princípios evoluem porque o mundo evolui e a Contabilidade como Ciência Social acompanha essa evolução.
Evolução esta que ocorreu com alterações promovidas pela Lei 11.638/07 na Lei das Sociedades por Ações tem o objetivo de adequar a Lei 6.404/76,