Trabalho
Campus Videira
Professora: Jociane Oufella
Acadêmica: Daleise Tessari
TAE: INFLUÊNCIA DO
DIREITO
INTERNACIONAL NO
BRASIL X
GLOBALIZAÇÃO
Videira, 08 de Agosto de 2014.
Desde muito tempo, o direito internacional vem sofrendo grandes modificações em sua disciplina, ampliando seu objeto e incorporando novos elementos nas discussões de seus regimentos.
Contudo, observando a evolução do Estado, considerando as necessidades da coletividade e o seu grau de intervenção nas atividades privadas, diversas teorias foram criadas e discutidas para fundamentar cada modelo assumido historicamente pelas organizações estatais.
Várias exposições têm similarmente proposto motivos para a modificação do papel estatal, sendo algumas destas vinculam-se à perspectiva da ascensão da Globalização e das realidades advindas do plano internacional.
Assim, trata-se da ideias de controle estatal para reconhecimento oficial para aqueles interesses das grandes corporações, para exploração deste fenômeno global. Primeiramente, ampliando a noção da tradicional disciplina da guerra e da paz, o direito internacional ganhou novos propósitos, florescer, no pós-guerra, o escopo de se trabalhar acerca de um mundo globalizado e em transformação.
O grande destaque deste ponto foi a incorporação, por exemplo, dos direitos humanos como seu conteúdo de disciplina. Deste modo, não se pode desconsiderar o princípio de um direito internacional da integração, cujo impacto das ações não é depreciável.
Este contemporâneo cenário expande à novas relações complexas entre o capital e o trabalho. A revolução dos meios de produção e de transporte, o nascimento das empresas com investidores anônimos, as novas posições do mercado financeiro, a complicada interação dos fatores do mercado econômico, do trabalho e do mercado financeiro, dos preços, dos salários e das rendas, tudo isso vai exigir das normas jurídicas formulações que não aquelas do