trabalho
O tecido epitelial é constituído por células que revestem as superfícies externas do corpo, as cavidades internas fechadas e os tubos que se comunicam com exterior servem de receptor para certos órgãos sensoriais. As células que formam o epitélio tem muito contato entre si, podendo estar disposta em varias camadas ou com um revestimento único como das superfícies internas do corpo.
O tecido epitelial pode ser simples (só com uma camada) ou estratificado (com duas ou mais camadas) podendo ser pavimentosas, cubica ou cilíndrica. Também podem ser epitélio estratificados ( altura das células variam de camada para camada), pseudo - estratificado (todas as células ficam sobre a membrana basal), transição( reveste a pelve renal).
O tecido conjuntivo propriamente dito da suporte ao corpo, forma uma substancia gelatinosa. É um subgrupo com funções altamente especializadas, situado abaixo dos epitélios, servem de estrutura e sustentação para o epitélio situado acima. O tecido conjuntivo contem vasos sanguíneos e os nervos que suprem as necessidades do epitélio, ele não apresenta justaposição entre as células como, por exemplo, o sangue que tem suas células separadas.
Bibliografia: Histologia: texto e atlas. Michael H Ross, Edward J. Reith, Lynn J. Romrell, 2º edição São Paulo 1993
2. Disserte sobre as características comuns a todos os Tecidos Conjuntivos (0,35):
Esse tipo de tecido preenche espaços e a ligações, dando sustentação, tem grande distanciamento das suas células e fibras, além de controlar o metabolismo por ter uma reserva de hormônios. A matriz é amorfa, gelatinosa. Nela encontra-se, glicoproteínas, água e fibra proteica. FRIBRAS: Fibras elásticas: facilita a passagem do sangue nos vasos. Fibras Reticulares: contem colágeno encontrado nos órgãos como baço. Fibras Colágenas: proteínas que forma os tendões, esta presente na cartilagem.