Trabalho
Metal: Em química um metal, é um elemento, substância ou liga metálica conhecido por sua boa condutividade elétrica e térmica, sua ductilidade entre outras características, geralmente apresentam cor prata ou amarelada, possui um alto ponto de fusão e ebulição e uma elevada dureza.
Liga Metálica: Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal. Apesar de existir uma grande variedade de metais, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
Processamento de metais e ligas metálicas
Os metais possui grande importância na indústria, são amplamente utilizados em peças industriais, como nos automóveis, navios, aviões, entre outras aplicações. O método de fundição de conformação dos metais é de suma importância para avaliar suas propriedades mecânicas, pois cada etapa de processamento promove mudanças significativas em sua microestrutura. Os diferentes modos de processamento são utilizados especialmente para dar aos metais outra propriedade de interesse, contudo, a forma, custo e tamanho também são variáveis que devem ser levadas em conta.
Na classe de ligas comerciais, atualmente o processamento de metais está dividido em duas classes, as ligas ferrosas e não ferrosas. As ligas ferrosas se subdividem em aço e ferro fundido, onde a principal diferença está na concentração de carbono na composição nominal. O carbono afeta diretamente nas propriedades da liga com isso as diversas classificações são caracterizadas por diferentes concentrações de carbono. No caso do aço, existe o aço de baixa liga (com baixo, médio e alto carbono), e aço de alta liga (aço inoxidável). O ferro fundido também possui classificações, como o ferro fundido cinzento,