trabalho
44444444444
lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk555 gh Seguramente uma importante responsabilidade dos líderes é desenvolver novos líderes. Cada vez mais, as empresas estruturadas consideram o quadro de líderes como um patrimônio intangível de grande relevância para a sustentabilidade e longevidade dos negócios, e portanto trabalham para a implementação de um mapa sucessório que extrapola a substituição na própria área e se aplica à empresa como um todo, permitindo que a progressão na carreira dos líderes seja vertical, diagonal ou mesmo horizontal. Líderes que desenvolvem líderes são fundamentais para que o mapa sucessório seja povoado com indivíduos competentes.
Em seu livro você faz muitas comparações e referências a coisas do dia a dia para falar de liderança. Na prática, todos nós precisamos ser um pouco líderes em nossas vidas. O que podemos aprender no cotidiano, por exemplo, sobre liderança em situações de crise?
Os conceitos de liderança se aplicam também fora do ambiente empresarial. Em inúmeras situações nos deparamos com a necessidade de utilizarmos estes conceitos e muitas vezes conseguiríamos resultados melhores se os utilizássemos de maneira consciente. Um professor em sala de aula deveria ser um líder, uma reunião de um condomínio se desenvolve melhor se bem liderada, um atropelamento na rua requer a liderança de alguém para acelerar o socorro, um incêndio requer alguém com liderança para o primeiro combate, criar filhos requer algo de liderança e assim por diante. Uma das maneiras de despertarmos em nós a percepção de que temos uma centelha de líder é exatamente a exposição a uma situação de crise. Nas crises se forjam líderes. A capacidade do líder em desenvolver uma visão, em comunicá-la aos que podem atuar como equipe e em promover a implantação de processos e ações que ancorem esta visão e transformem a