trabalho
Campus Cerro Largo
Ciências Biológicas
Aline Kolling
Felipe Rodrigues
Patricia Shereen
Rebeca Santos
Vanderlise Konzen
José Leite Lopes
Cerro Largo
2014
Físico de renome internacional, Leite Lopes doutorou-se em física na Universidade de
Princeton. É reconhecido internacionalmente por suas muitas contribuições à física teórica.
Cerro Largo
2014
Introdução
José Leite Lopes é filho de José Ferreira Lopes e de Beatriz Coelho Leite, nascido em 28/10/1918, Recife (PE). Sua vida já começou difícil, José perdeu a mãe três dias depois do seu nascimento e junto com os dois irmãos, foi criado pela avó Claudina, a Dona Santa.
Leite Lopes era, sobretudo, um homem apaixonado, movido por um apuro senso ético e estético. Segundo ele próprio:
“A paixão é um movimento violento por alguma coisa que você admira. Ama, deseja e quer para você só isso é paixão.” Não era possível separar o ser humano de sua atividade profissional e Leite, portanto, deixava essa paixão transbordar também na física que fazia, sem perder nunca de vista a dimensão social do cientista. É difícil, para aqueles que conviveram de perto com Leite Lopes, recordá-lo sem mencionar o quanto sua paixão pela vida, pela física, pelas simetrias e sua paixão pelas mulheres e por sua beleza, eram imbricadas. “Se ele (Deus) criou coisa melhor que a mulher, ele escondeu dos homens e guardou para ele próprio(...).”
Desenvolvimento
Na pintura... Leite Lopes dizia que precisava pintar pois precisava fazer as mãos trabalharem também junto com o cérebro. Pintou dezenas de quadros a óleo e fez muitos desenhos. Um de seus temas favoritos era “A catedral em chamas de Stransbourg”. Pintou vários temas religiosos, além de quadros abstratos. Ele dedicou toda a sua vida à