Clima, Tempo e Solo
Neste trabalho teremos a oportunidade de conhecer alguns aspectos importantes no estudo da Geografia, o Solo e o Clima e Tempo. Poderemos, através deles, ver como cada um tem sua influência sob as condições de cada lugar, cada fator que leva à formação dos aspectos e os tipos de fenômenos que cada um produz sobre o meio ambiente.
Solo
Conceito
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão". Ele é o resultado de muitos anos de "trabalho" da natureza. Ele é um corpo natural, pois apresenta material originário desintegrado e decomposto de matéria orgânica.
Devemos considerar os solos como um elemento da natureza capaz de gerar vida e ao mesmo tempo, determinar o desenvolvimento ou não das atividades ligadas à terra como é o caso da agricultura e da pecuária, embora o homem venha diminuindo sua dependência com o surgimento de novas tecnologias.
Sem o solo, todas as paisagens seriam iguais e teriam o aspecto de uma enorme pedreira, assim como uma selva de pedras.
Perfil Esquemático
Horizonte O: orgânico. Bastante comum nos climas úmidos, principalmente nos solos de mangues.
Horizonte A: também chamado de horizonte agrícola, a matéria orgânica costuma ser incorporada ao solo, ocasionando um aumento de fertilidade.
Horizonte E: claro de máxima remoção de argila e/ou óxidos de ferro.
Horizinte B: possui uma certa quantidade de matéria orgânica.
Horizonte C: possui em sua composição um material grosseiro chamado de regolito.
Horizonte R: rocha não alterada (rocha matriz ou rocha mãe).
Os horizontes O, A e B são os mais importantes para a agricultura por sua fertilidade.
Fatores que dão origem à formação dos Solos
Material de Origem: sob as mesmas condições climáticas, cada tipo de rocha dá origem a um tipo de solo diferente, dependendo de sua constituição mineralógica. Assim, os solos podem se