Trabalho
No passado, as organizações eram consideradas conjuntos integrados e articulados de recursos – financeiros, tecnológico, humanos, físicos que eram conjugados no sentindo de alcançar objetivos organizacionais.
Nos dias atuais, as orgnizações são conjuntos integrados e articulados constantemente atualizados de competências sempre prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja antes que os concorrentes o façam.
Administrar é planejar o que deve ser feito hoje para um futuro que está por vir. Alinhando recursos, tecnologias e competências, convergindo tudo isso em direção a um objetivo predeterminado.
As organizações precisão criar condições para atender as expectativas de todos os grupos de interesse (stakeholders.
Administrar é um processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos.
Eficiência: fazer as coisas de maneira correta utilizando bem os recursos disponíveis. (a forma como os recursos da administração são utilizados quando promovem determinado nível de satisfação dos clientes e outros grupos de interesse)
Eficácia: atingir os objetivos determinados independente da forma como são utilizados os meios. (atender as necessidades dos clientes e de outros grupos da organização
Funções do Administrador:
- guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos
- alcançar resultados através da organizações e dos seus colaboradores
Características do Administrador
Iniciativa e independência profissional, aptidão para administrar negócios, organização e administração do tempo, planejamento e responsabilidade, persistência, objetividade, profissionalismo, disciplina e credibilidade, capacidade de separar os problemas pessoais dos profissionais.
Habilidades do Administrador:
→ Habilidades Conceituias (capacidade de idéias e conceitos abstratos, ver a organização como um todo – alta direção) N. Institucional
→ Habilidades Humanas (relacionamento interpessoal – gerência) N. Intermediário
→ Habilidades Técnicas