trabalho
(Páginas estudadas: 25, 26, 28, 30, 31, 34)
Capítulo 3–África: Um Continente Espelho
1. Posição geográfica A área total do continente africano representa 20,3% das terras emersas, e a maior parcela das terras africanas encontra-se na zona tropical. A África é o único continente com terras em todos os hemisférios, pois é cortada tanto pelo equador quanto pelo meridiano de Greenwich. A linha do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios (norte e sul), Greenwich é o meridiano que divide a Terra em hemisférios oriental e ocidental. A áfrica é banhada, ao norte, pelo mar Mediterrâneo, o que a faz vizinha continental da Europa, a leste pelas águas do oceano Índico e Atlântico. A menor distância entre a Europa e a África é encontrada a noroeste, no estreito de Gibraltar.
2. Contornos e formas O relevo africano possui como característica marcante a regularidade das formas. Em geral, os planaltos predominam e, entre eles, alojam-se extensas áreas de depressão cortadas por rios e lagos. As planícies encontram-se nas proximidades da costa, e as localizadas na porção ocidental são muito povoadas, como as planícies nos países que compõem o golfo da Guiné. Na porção noroeste, destaca-se a cadeia do Atlas. O elevado conjunto montanhoso de formação terciária atravessa terras da Argélia, Tunísia e do Marrocos, países denominados regionalmente como pertencentes ao Magreb. Esse termo é de origem árabe e quer dizer “terra do ocidente”, ou “terra do Sol poente”, e corresponde à área que incorpora os três países de domínio árabe citados anteriormente.
3. Cenários naturais espelhados A África apresenta uma singularidade natural: como é cortada ao centro pela linha do Equador, as paisagens climatobotânicas se sucedem em uma correspondência linear de norte para sul. Há uma grande coincidência entre os domínios climáticos e as paisagens vegetais. Isso ocorre, pois a vegetação é um espelho do clima. No extremo norte e no extremo sul, o