trabalho
Existem diversas formas de controlar uma hemorragia externa. Umas são mais simples e oferecem pouco risco à vítima, e outras mais complexas, com sérios riscos e contra-indicações. Algumas requerem muito pouco treinamento ou equipamento, e outras necessitam de material muitas vezes não facilmente disponível. No entanto, cada uma delas está relacionada a uma situação, a um caso específico de sangramento. Vamos conhecer alguns desses procedimentos?
Compressão sobre a lesão
Compressão sobre a lesão é feita de forma simples, coloca-se um pano limpo, gaze ou bandagem sobre o ferimento, comprimindo-o, essa é a forma mais simples e eficaz.
Compressão dos pontos arteriais
Existem artérias que podem ser apalpadas por estarem mais próximas a superfície da pele. Através da compressão nos pontos em que se encontram essas artérias, interrompemos o sangramento do local afetado. Deve-se comprimir a artéria atingida acima do ferimento.
Veja algumas das regiões recomendadas para compressão das artérias:
Resfriamento
Consiste em resfriar o local da lesão utilizando saco plástico com gelo. Esse método diminui a dor e edemas(inchaço) quando ocorre lesão com contusão.
Obs: Esse método é utilizado em combinação com uma das técnicas mencionadas.
Elevação do membro lesado
Após ter feito a compressão sobre a lesão, deve-se elevar o membro ferido para que o fluxo sangüíneo diminua naquela região em que houve o ferimento.
Imobilização
A hemorragia pode ocorrer quando o osso perfura a musculatura, tecidos ou pele. Deve-se imobilizar a vítima para reduzir o risco de hemorragia. Portanto não deverá haver movimentação contínua nesse local, pois se isso ocorrer, poderá agravar a hemorragia. Nuca tente colocar o osso de uma fratura exposta para dentro do ferimento.
A imobilização reduz o sangramento e ajuda na redução da hemorragia.