trabalho
Os princípios básicos são: confidencialidade - proteção da informação compartilhada contra acessos não-autorizados. Obtêm-se a confidencialidade pelo controle de acesso (senhas) e controle das operações individuais de cada usuário; autenticidade - garantia da identidade dos usuários; integridade - garantia da veracidade da informação, que não pode ser corrompida (alterações acidentais ou não-autorizadas); disponibilidade - prevenção de interrupções na operação de todo o sistema (hardware + software): uma quebra do sistema não deve impedir o acesso aos dados.
Os altos índices de informatização, conectividade, negócios pela Internet e compartilhamento de dados tornaram a informação um dos bens mais valiosos e mais vulneráveis das empresas. Com isso, incidentes nas redes de computadores passaram a afetar diretamente os resultados do negócio e o valor das companhias. Além da projeção que a segurança das informações obteve no mercado global, o tema alcançou as mais altas e estratégicas camadas das organizações.
O certificado digital é uma forma de credencial ou documento eletrônico, que permite o reconhecimento seguro da pessoa, empresa, máquina, aplicação ou site web, que o porta, comprovando a sua autenticidade de autoria no mundo virtual. O processo de certificação digital tem por objetivo assegurar a confidencialidade e integridade das informações e confirmar a autoria de um documento.O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contém um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria na relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.(Fonte: Certisign)
Principais informações constantes de um certificado digital: nome e endereço de e-mail do