Introdução à ginástica alemã
A Ginástica Geral é uma modalidade esportiva que permite a participação de todos, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas . Ela respeita as individualidades e a capacidade física de cada um, incentivando o condicionamento físico e a auto-superação. A prática se destina a qualquer indivíduo interessado, com condições de praticá-la, independente do sexo ou idade. Utiliza ou não materiais e aparelhos esportivos, músicas, coreografias e se fundamenta no princípio não competitivo.
A Ginástica Geral integra, socializa, desenvolve o bem estar, valoriza o grupo e ou a individualidade dos praticantes.
Introdução à escola de ginástica Alemã
A escola de ginástica alemã, com características próprias, começou em 1760, com as principais influências de guthsmuths (como o pai da ginástica) e Jahn por sua ação de fundador e fomentador. Durante o período nazista, dentro dos conceitos de Jahn, surgiu na Alemanha um sistema militar tendo por objetivo a preparação intensa do país para a guerra . No entanto, após o conflito o país voltou a empregar formas mais humanas e democráticas .
Duas fontes contribuíram para a implantação da ginástica alemã no Brasil, fato ocorrido na primeira metade do século 19 . De um lado, as numerosas famílias alemãs que se instalaram no sul do país, formando núcleos que conservavam os hábitos trazidos, dentre os quais estava a ginástica de Jahn . De outro lado os soldados e oficias que integravam a guarda imperial e que, ao deixarem o serviço, não mais regressavam à Alemanha, preferindo fixar – se no brasil , que tantas oportunidades lhes ofereciam. O estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina , Paraná e São Paulo foram os preferidos pelos alemães , onde o clima era bastante ameno .