trabalho
Cole e responda no seu caderno:
1) – Analise a interpretação de Boris Fausto sobre a Revolução de 1930:
Segundo Bóris Fausto, a revolução de 30 não foi um movimento de classes médias urbanas, pois eram heterogêneas e subordinadas às forças agrárias, portanto, não tinham um projeto político próprio. Também não foi um movimento dos industriais porque além das diferenças regionais, os paulistas apoiaram Julio Prestes.
O que ocorreu foi uma troca de elite no poder: os quadros oligárquicos tradicionais foram substituídos por militares, técnicos e jovens políticos.
2) Aponte o motivo que levou a cisão da aliança entre MG e SP responsável pela política do "café com leite": A indicação de mais um candidato paulista para presidência da República na sucessão de Washington Luis.
3) Identifique o que buscava o movimento modernista da década de 1920: Buscava encontrar a identidade nacional, rompendo com o passado de dependência cultural.
4) Conceitue e analise o movimento tenentista:
Tenentismo foi um movimento de oficiais do exército de baixa patente contra os desmandos políticos, a situação econômica e a exclusão social vigente. Sua principal arma foi a greve. A partir de 1917 suas lideranças foram atraídas pelo modelo socialista russo e em 1922 fundaram o Partido Comunista do Brasil.
5) Analise as condições do operariado na Primeira República e a emergência do anarcossindicalismo:
As condições de vida dos operários na Primeira República eram precárias: baixos salários, longas jornadas de trabalho, habitações ruins e ausência de legislação que protegesse o trabalhador. Nesse cenário e sob influência de ideários europeus ( a maioria dos operários eram imigrantes italianos) surgiu o anarcossindicalismo.
6) Analise as condições sanitárias da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX e aponte os motivos da Revolta da Vacina:
Precárias condições de higiene, falta de