Trabalho
Seja bem-vindo!
Muitas mudanças ocorreram e ainda ocorrem, sendo uma constante em nossas vidas e no mundo do trabalho, citaremos algumas:
·
·
·
·
·
·
·
Mudanças nas relações entre as empresas;
Aumento das exigências dos clientes;
Crescente descentralização;
Novas práticas de gestão;
Crescente articulação do trabalho em equipe;
Novas formas e papeis de lideres;
Novo perfil profissional e novas expectativas por parte dos trabalhadores
Diante dessas e muitas outras surge a necessidade das organizações repensarem sua concepção de homem, e a relação do mesmo com seu trabalho. Sem querer resolver os dilemas surgidos a partir dessa relação, essa disciplina torna-se fundamental para administradores e outros profissionais, uma vez que, o sucesso pessoal, profissional e da organização depende em muito, da compreensão sobre nós mesmos e sobre as pessoas. Compreendemo-nos e aos outros pelos comportamentos apresentados. Portanto, nada melhor do que compreender as pessoas que trabalham na organização, a partir do estudo do comportamento humano nas organizações.
A disciplina Comportamento Humano nas Organizações tem como objetivos específicos:
Discriminar as diferentes formas de interação humana nas práticas organizacionais. Identificar e atuar sobre os aspectos que envolvem a relação de individuo com o trabalho.
Discriminar as diferenças individuais identificando os aspectos que envolvem a relação do indivíduo com o trabalho
Compreender a importância das pessoas nas organizações, buscando identificar suas contribuições para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Pretende ainda, levá-lo a um processo de autoconhecimento, bem como, ampliar seu conhecimento sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, abordando os seguintes tópicos:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
Introdução ao estudo do comportamento organizacional
O processo perceptivo
Comunicação
Motivação
Grupos e equipes