TRABALHO
Gestão Estratégica de Recursos
Mais do que nunca as empresas necessitam de habilidade na gestão dos recursos. Para otimizá-los, é mister que pensem estrategicamente, relacionando organização, tecnologia, pessoas, mercados, produtos, serviços e tendências.
Inicialmente faremos algumas considerações a respeito da estratégia e planejamento estratégico.
Conceito de Estratégia
Utilizada originalmente em situações militares, a noção de estratégia passou a ser adotada pelas empresas, pois, assim como na guerra, nos negócios é preciso selecionar e organizar os meios necessários para atingir o objetivo desejado.
Há vários conceitos de estratégia no âmbito da teoria administrativa. Para Henry Mintzberg, a estratégia é um modo de pensar o futuro de forma integrada dentro do processo decisório, por meio de um procedimento formalizado e articulador de resultados. Igor Ansoff afirma que a estratégia deve considerar os seguintes aspectos: o negócio em que a empresa está inserida, as tendências do mercado, as decisões, o nicho competitivo e as características da linha de produtos e serviços.
Para Chandler (ver Escola Contingencial), a estratégia deve ser definida como o processo de estabelecer metas e objetivos de longo prazo para a empresa e de adotar cursos de ação e alocar recursos para atingi-los, focando principalmente três elementos: cursos de ação para alcançar os objetivos; busca de novas idéias; e processo de formulação da estratégia.
Autores mais recentes da administração estratégica ressaltam a importância de planejar a estratégia ideal para que se atinjam os objetivos de acordo com as condições impostas pelo ambiente, aproveitando as oportunidades e se defendendo das ameaças que surgem, elaborando um plano que deve conciliar os diversos elementos: internos: pontos fortes, pontos fracos, recursos disponíveis (humanos, financeiros, tecnológicos etc.), habilidades existentes etc.; e
externos: